sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Um breve balanço do nosso movimento



Hoje, com uma semana do início do movimento de restauração da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional em Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), contabilizamos mais de 5.300 acessos ao nosso vídeo hospedado no Youtube, e mais de 500 adesões ao abaixo-assinado online e inúmeros comentários neste blog e no Facebook. Chamamos a atenção que está circulando em Livramento e Rivera um abaixo-assinado em papel, e que este também está com algumas centenas de assinaturas, que aderem ao nosso movimento cidadão.

Confesso que não nos sentimos sós, mas sim no centro de uma comunidade em pleno exercício da sua cidadania. Somos santanenses e riverenses residentes na fronteira e em diversas localidades deste planeta, mas todos com a mesma gana de ver novamente a nossa terra como um verdadeiro cartão-postal.

Nesta semana, o jornal A Platéia, de Livramento, fez matéria sobre o movimento. O Intendente de Rivera, Marne Osório, garantiu na rádio RCC que "a sua parte será feita". Já o Prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado, até agora, não se manifestou sobre o assunto que - diretamente - lhe diz respeito. Aguardamos - respeitosamente - a sua manifestação, certamente ele anda muito ocupado.

Reafirmamos que não queremos excluir nem impedir o trabalho de quem ocupa a desfigurada e imunda Praça dos Cachorros. O comércio ambulante pode e merece ter uma destinação e um local mais digno. O movimento não é contra os ambulantes. Somos a favor da dignidade dos ambulantes e do comércio informal, não somente os daquele local, mas de todo o perímetro urbano de Livramento. Uma praça pública não pode ser invadida por um segmento da população. A praça é de todos, um espaço de convivência saudável de todos. E a obrigação da autoridade pública é fazer cumprir esse direito da cidadania. Não queremos a exclusão de ninguém. Queremos a praça de volta, para todos.

Repetimos, a Prefeitura Municipal de Livramento não pode fugir da sua responsabilidade, nem pode alegar que faltam recursos para a restauração dos espaços públicos. Recursos existem, sim. Basta que o poder público se habilite a esses fundos públicos através de projetos consistentes e bem estruturados. Basta querer.

Basta trabalhar.

Foto: as bandeiras, sujas e rasgadas, do Brasil e do Uruguai, no Parque Internacional, um retrato vivo do descaso das autoridades.

2 comentários:

gustavo disse...

Wainer Machado está quieto porque certamente está encerrado fazendo um projeto bárbaro para a restauração da praça e um novo local para os ambulantes.
WM não falha!

Julio disse...

O filme do Orkut está bombando no fronteiradapaz.com e nossos colunistas estão também comentando o fato. É importante o engajamento de todos.