sábado, 28 de agosto de 2010

Fatos e registros necessários


Queremos agradecer a colaboração e a arte gráfica do santanense Fabian Ribeiro (do blog Filhos de Santana), que nos mandou o banner acima. Banner, para quem não sabe, é uma espécie de selo de divulgação. A linguagem do banner tem que ser simples, direta, agradável esteticamente e estar dotado da capacidade de comunicar de forma sintética. Foi exatamente o que Fabian conseguiu com a criatividade dele.

A partir de agora, vamos usar aqui no blog esse selo. Sugerimos a todos aqueles que marcham conosco nesta campanha comunitária que façam o mesmo. Pensamos em buscar um patrocinador e confeccionar o nosso selo em adesivos para as pessoas usarem nos carros e outros pontos visíveis. Alguém se oferece?

.......................

Vale registrar e agradecer, também, a crônica do jornalista Moisés Mendes, publicada ontem, sexta-feira, no jornal Zero Hora, na qualidade de interino de Paulo Sant'Ana. O título do texto de Mendes é Por que uma cidade fica feia? Evidentemente, comenta sobre a atual feiúra de Santana do Livramento e a imobilidade da nossa administração municipal.

E pergunta: "Como deixaram a linha de fronteira que divide as cidades ser tomada pelos ambulantes, que fizeram sumir entre as barracas os galgos da praça dos cachorros? Que desatenção encascurrou casas e edifícios bonitos e transformou o belo Palácio Moyses Vianna da prefeitura num ambiente assustador? Que mecanismo paralisou Livramento?"

"Mas a cidade - prossegue o jornalista de ZH - vista hoje por quem chega de fora é um desses mistérios que acionam uma pergunta incômoda: por que um lugar se degrada e se desfigura? Será por que os atrativos do freeshop de Rivera relegaram Livramento à condição de extensão do Uruguai?"

Só temos uma pequena reserva com relação ao ótimo texto de Moisés Mendes. Ele deixa transparecer um certo ranço com o Uruguai, dando a entender que a degradação e o desfiguramento de Livramento seriam uma "extensão do Uruguai".

Portanto, registrar a qualidade da crônica de Mendes e a convergência com a nossa campanha, não nos faz concordar com o pequeno deslize, que certamente foi irrefletido e sem intenção.

Leia a crônica Por que uma cidade fica feia? aqui, na íntegra.

.................

Juremir Machado da Silva, jornalista, escritor, intelectual respeitado e santanense da nata, nos prometeu que também fará nos próximos dias uma crônica sobre o aspecto triste e caótico da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional. Juremir, como todos sabem, tem uma coluna diária no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre.

Vamos aguardar.

Nenhum comentário: