sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Prefeito Wainer, suas palavras são como as nuvens


No jornal "Correio do Povo" de Porto Alegre, edição de hoje, o prefeito Wainer Machado (PSB) está com outra conversa diferente. Em cada entrevista que o prefeito de Livramento dá, ele repassa informações que não conferem com a anterior. Ou seja, não há coerência e nexo entre as diversas manifestações públicas de Sua Excelência, quando fala do tema restauração das praças e a construção do camelódromo.

Suas palavras são como as nuvens no céu, cada vez que você as olha, elas já estão mudadas.

Nesta entrevista ao "Correio" (ao lado), ele fala pela primeira vez que haveria um pedido de empréstimo ao Focem, o Fundo do Mercosul. Ao mesmo tempo, admite que não há projeto arquitetônico. Este projeto teria, segundo o prefeito, que ser realizado por uma empresa privada a um custo estimado de 10 milhões de reais. Vejam só, como se a prefeitura não tivesse excelentes arquitetos e urbanistas para realizar projetos a um custo correspondente aos seus próprios proventos mensais. O professor Wainer, pelo jeito, não gosta de valorizar a prata da casa.

Notem que é a primeira vez que o prefeito Wainer admite que não há projeto. Nós, aqui deste blog, vínhamos advertindo a comunidade que a prefeitura não tinha projeto, que até os camelôs de Rivera já enviaram um projeto arquitetônico à Intendencia da cidade-irmã.

Pois, hoje, o prefeito finalmente admitiu: não há projeto!

Vejam outra contradição. Se não há projeto, como é mesmo que Livramento estaria pleiteando um empréstimo ao Focem?

Todos sabem que o Focem é um Fundo do Mercosul, nós já fizemos um post aqui dias atrás sobre esses recursos que estão disponíveis para a qualificação estrutural das zonas de fronteira. Ora, o Focem não é um agiota qualquer que se apanha dinheiro sem apresentar um projeto bem estruturado, sem apresentar garantias reais, sem uma documentação sólida e uma justificação robusta para sustentar a tomada dos recursos, inclusive com garantias de sua boa repercussão social e comunitária. 

Se não há nem planta arquitetônica e projeto urbanístico-paisagístico, como os gestores do Focem irão se sensibilizar pela demanda de Santana do Livramento? Só pelo belo porte do nosso prefeito?

Outra questão importantíssima: a legalidade da habilitação para o empréstimo. Qualquer endividamento do município precisa ser aprovado com antecipação pela Câmara Municipal de Vereadores. Onde está o projeto de lei que solicita autorização dos Vereadores para um endividamente desta ordem? Depois da autorização legal pela Câmara Municipal é preciso ainda obter autorização do Senado Federal, especialmente porque o recurso é tomado de um fundo financeiro externo, fora do País. Neste caso, a garantia do empréstimo é da União Federal, sob deliberação do Ministério da Fazenda. Esse trâmite é longo e espinhoso e precisa ser realizado pelo administrador público com grande antecedência e apoio de algum parlamentar em Brasília, para o constante monitoramento dos processos burocráticos e legais. 

Então, se observa mais uma vez que o prefeito Wainer Machado está - infelizmente - de conversa fiada. Uma conversa fiadíssima e interminável.

Outro dia, nós já provamos aqui que não há também nem protocolo de pedido de empréstimo na Caixa Federal, ao contrário, do que os secretários andam espalhando de forma irresponsável pela imprensa.

Uma entrevista como essa, dada ao "Correio do Povo", ao invés de nos encher de alegria, nos derruba de profunda tristeza.

Se vê que são somente palavras ao vento, nuvens passageiras.

Não há nada que sustente, nenhuma ação concreta, que dê lastro às palavras vazias do senhor prefeito.

7 comentários:

santanense indignado disse...

Vcs já viram como estão as praças de livramento? E a novela da UTI ?

Federico Bonani disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Federico disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
jorge da carolina disse...

10 milhões??? Peraí, desarmem aquelas barracs e com uma vassoura eu deixo aquela praça linda, e cobro R$ 250,00 . Pode ser prefeito????

guima disse...

não é o babão do paulo Santana, o artigo foi de um reserva dele.

Anônimo disse...

eu apoio o jorge da carolina aeh...250 pau e levo um monte de camarada para varrer lá

Anônimo disse...

Livramento sempre fica para trás em tudo! O prefeito de Santa Maria resolveu o assunto dos camelôs, o de Pelotas também e sem brigas!!Que o prefeito de Livramento siga o exemplo!!!!!