segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A paralisia e a má vontade continuam


Sexta-feira passada, dia 20, estivemos no programa "Conversa de Fim de Tarde" da rádio RCC-FM, de Santana do Livramento. Estávamos em três, do nosso grupo executivo do movimento pela restauração dos espaços públicos de Livramento e Rivera. Nossos ativistas sociais estão divididos, basicamente, em quatro cidades, a saber: Livramento, Rivera, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Mas, temos colaboradores ativos em mais de uma dezena de municípios no Uruguai, Brasil, Itália, Canadá, etc.

Com as facilidades da internet, hoje, é perfeitamente possível fazer uma campanha remota com organicidade, método e determinação política. Não mobilizamos somente os corpos das pessoas e cidadãos, mas sobretudo as suas consciências e a sua capacidade de se indignar com a injustiça e a passividade das autoridades.

Dois são os motivos do crescimento de nossa campanha:

1) A justiça da nossa causa

2) O despertar da indignação da comunidade santanense e riverense

Amanhã e durante esta semana faremos comentários sobre contatos e reuniões que tivemos em Livramento e Rivera, bem como a entrevista dada à rádio Internacional de Rivera, no programa da jornalista Margarita Silva.
___________

No programa da rádio RCC era para ficarmos conversando somente no primeiro bloco. Acabamos ficando até o final, totalizando cerca de 90 minutos de um diálogo intenso, crítico e civilizado, mas sempre frustrante.

O secretário Aragon nos escutou pelo rádio, e acabou comparecendo ao estúdio da RCC, tendo participado na última meia hora de programa, entre 19 e 19h 30 minutos. Perguntado se de fato confirmava que a prefeitura havia solicitado recursos à Caixa Federal para a construção do camelódromo, Aragon afirmou positivamente, mas não conseguiu convencer que exista um projeto bem estruturado e um protocolo na Caixa dando início ao processo de empréstimo junto ao banco público federal. Não convenceu, porque não há nada.

Assim, o saldo do encontro inesperado com o secretário do prefeito Wainer Machado (PSB) pode ser resumido desta forma:

1) Há uma vaga intenção de fazer o camelódromo, expressa apenas em palavras e muita retórica

2) Essa mera intenção não está sustentada por ações práticas e concretas

3) Não há projeto de engenharia civil para o camelódromo

4) Não há projeto arquitetônico e paisagístico para a restauração da Praça dos Cachorros

5) Não há projeto arquitetônico e paisagístico para a restauração do Parque Internacional

6) A Câmara de Vereadores não examinou, nem votou, nenhum projeto de lei com autorização para o Executivo municipal contrair dívida para investir no camelódromo e na restauração das praças

7) Não há disposição para que a prefeitura municipal de Livramento se habilite a recursos do Focem/Mercosul

8) A prefeitura não tem recursos a receber previstos no Orçamento Geral da União

9) A prefeitura não tem recursos a receber previstos em Emendas Parlamentares

10) Os agentes públicos da prefeitura desconhecem a fonte de recursos que se abrem com a futura aprovação da PEC 06/2009, ora tramitando no Congresso Nacional brasileiro, e que destina recursos para as áreas de fronteira

11) Não há mobilização da prefeitura de Santana do Livramento para captar recursos extra-orçamentários capazes de fazer frente aos investimentos do camelódromo e a restauração dos espaços públicos da linha internacional

12) A prefeitura, a rigor, está de braços cruzados esperando que a Justiça dê ganho de causa para a posse definitiva do terreno ao lado do Cine Internacional, onde está previsto o erguimento do camelódromo

13) A prefeitura está desde novembro do ano passado - portanto, há 9 meses - recadastrando os ambulantes, com o auxílio do Sebrae; o único avanço é o de chamá-los - indevidamente - de "empreendedores"

14) A situação - concretamente - está mais paralisada do que nunca

Por isso, vamos repetir: a paralisia e a má vontade da prefeitura são os nossos combustíveis para prosseguir a nossa campanha. A luta promete ser longa e com muitos obstáculos.

Foto: as belas luminárias da Praça dos Cachorros estão depredadas e os fios elétricos estão expostos para facilitar os "gatos" e gambiarras feitas ilegalmente por pessoas não habilitadas. O risco de incêndio no local é muito grande. 


Fotografia de Fabian Ribeiro, pescada no blog Filhos de Santana.

6 comentários:

Gilmar da Rosa disse...

Olá! De fato a impressão que tive escutando este programa pela internet, é a mesma relatada por vocês. Fui chamado a atenção por um amigo sociólogo Cristóvão Feil aqui de POA para que nos engajassemos a esta campanha.Divulgaremos com certeza e boa luta a todos(as). Abraço Fraterno.

Anônimo disse...

Aluta continua!
Fabio

Jonas e familia disse...

Oi, tenha nosso apoio, porque a praça tem q ser do povo. e para isso tem q estar limpa e vazia, com bancos para as pessoas sentarem e curtir a cidade.

Anônimo disse...

Livramento está perdendo p/ Jaguarão e Bagé, de goleada..quem diria

Jairinho disse...

Essa lista de falhas e descaso da prefeitura é de arrombar! Livramento não tem gente qualificada para buscar recursos do Governo? Bagé e Jaguarão tem.

ducana disse...

Jairinho... Eu acho que não tem. Há mais de 30 anos luto pela construção de um "teatro municipal" para Livramento. Como sou dramaturgo, sei dirigir e compor uma peça teatral, mas não sei e não tenho qualificação para criar um projeto de teatro e nem sei como fazer para buscar esses recursos, fico sem pai e sem mãe nessa história do teatro. O prefeito me falou que nunca ninguém colocou um projeto de teatro em cima da mesa dele. Então, Livramento não tem que faça projetos, Bagé e Jaguarão têm. Sou levado a concordar com esta postagem. A luta vai ser loga e difícil.