domingo, 12 de setembro de 2010

A estimulante opinião participativa da comunidade


Abaixo, alguns das centenas de comentários recolhidos no Abaixo-Assinado, no portal Filhos de Santana e no ClicLivramento, que nos estimulam a seguir em frente:

“É um projeto que vai além da fachada visual, é um RESGATE de vida, do patrimônio cultural, da identidade da cidade e da história dos santanenses por nascimento e de coração.”

João Alberto e Vera Massa

“Obrigado por sacudir a nossa cidadania.”

Carlos Nilo Coelho Pintos

“Dia 30 de julho de 2010 recebi no meu e-mail um video tratando o problema da Praça dos Cachorros. O portal Filhos de Santana resolveu criar um espaço dedicado para divulgação de toda a repercursão deste video em nossa sociedade. Além de gerar textos e fotos sobre o assunto. Se você que frequenta o site deseja participar da desta construção, deixe um comentário ou envie um e-mail para fabian@filhosdesantana.com.br.”

Fabian Ribeiro

“Mahatma Gandhi disse: 'A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo com que tratam seus animais'. Eu poderia parafraseá-lo e dizer que a grandeza, o amor e o orgulho dos cidadãos pela sua cidade podem ser medidos pelo modo como estes cidadãos tratam seus monumentos e praças.”

Marcelo Rosa Job

” O que dificulta o progresso de Livramento não é a nossa posição geografica "longe de tudo", mas sim a nossa maneira de pensar e o prazer que sentimos em estar acomodados!

Fabiano Peres Pereira

“Finalmente, após tantas idéias "caladas", surge a INICIATIVA CORAJOSA de vcs. e as vozes ecoam uníssonas num repúdio pela situação da Fronteira. Parabéns pela iniciativa... precisamos restaurar não apenas a praça e aquela avenida, mas os valores desta terra!”

Clarissa A. de Abreu Lima Simões Pires

“Se hace necesaria la restauración de la Plaza de los perros. Es fundamental la recuperación de nuestra identidad fronteriza. Es una de nuestras postales de integración.”

Margarita Silva


“Faz 20 anos que venho lutando pela restauração da praça. Meus cumprimentos pela iniciativa.”

Victor Hugo Fialho 

“Parabéns pela iniciativa de vocês. Aqui em Livramento o poder público se acostumou a autorizar o uso dos bens públicos, bens de uso comum do povo (praças, ruas, parques, etc) por particulares para exploração econômica, isto é ilegal, pois o Código Civil Brasileiro conceitua esse tipo de bem caracterizando-os como 'de uso comum do povo'. O que sempre houve são acômodos de apadrinhados políticos e aí virou essa farra. Além disso, os órgãos federais não fiscalizam a pirataria e o contrabando na praça Flores da Cunha. Aqui na frente da minha casa tem um cara com alto-falantes nos postes a todo volume, e autorizado pelo poder público. E os trailers nas praças e ocupando as ruas e vias de circulação? Sabem que o caso da Praça dos Cachorros caracteriza dano ao patrimônio público e cultural, passível de Ação Civil Pública e Ação Popular? Está na Constituição Federal.”

José Carlos L. Borges


Foto da Praça dos Cachorros, década de 70 e início dos anos 80 (acervo de João Kelbouskas). O local já estava se deteriorando aos poucos, como se pode ver. Os ambulantes ficavam com tabuleiros removíveis, somente durante o dia. Hoje, estão fixos, com a total tolerância das autoridades. Agentes públicos municipais chegam a chamá-los de "empreendedores". Esse tratamento é uma forma de estímulo indireto e uma garantia de legitimidade, mesmo que à custa de ilegalidade.

Fotografia pescada no portal Fronteira da Paz.  

Nenhum comentário: