sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Passear na Praça dos Cachorros


Inúmeros depoimentos manifestam a proximidade do prazer em redescobrir - e para muitos conhecer - a antiga Praça dos Cachorros, como o depoimento abaixo de Zuil Pujol, retirado do portal Fronteira da Paz, intitulado Enfim, a Praça.


"Quando estou em Livramento, vou todas as tardes no restaurante Yglú Via Park onde encontro os amigos da confraria que lá formamos há alguns anos. Lá falamos de tudo: futebol, política, literatura e contamos piadas. As horas passam e não sentimos o tempo passar.

Mas não é da confraria que quero falar agora. Acontece que nesses últimos dias tenho caminhado pelo Largo do Internacional e acompanhado as ações que culminaram com a retirada dos camelôs da sempre chamada Praça dos Cachorros. Eles (os camelôs) já não estão lá. Sei que vão voltar para o mesmo local, mas para a rua que passa em frente à praça, em barracas padronizadas construídas pela Prefeitura Municipal. Mesmo ainda, aos escombros, é lindo ver a antiga Praça Rio Branco, depois Gal. Flores da Cunha, mas sempre Praça dos Cachorros.

Cada vez que vou na Yglú, dou numa caminhada pelo agora liberto logradouro público. É claro que os monumentos estão mutilados, assim como a pérgola que está lá no meio, mas gosto de ver as pessoas passeando, com um olhar de felicidade, um olhar de infância, lembrando os tempos em que lá brincavam. Um chegou a me dizer que achava que os cachorros eram maiores . Depois, deu-se conta de que ele é que era pequeno. Mas estava feliz, sorridente, por se sentir de novo criança, passeando pela Praça dos Cachorros. Que nem eu que também voltei aos meus tempos de infância, fazendo aflorar o eterno guri que vive em mim...

Até outra..."

Foto de Daniel  Badra, publicado no site Filhos de Santana

2 comentários:

Juli Silveira disse...

Acho que está na hora de deixar bem claro que a desocupação da praça não foi pela boa vontade do prefeito ou do secretário Aragon. Foi por ordem judicial. Eles vão usar este "trunfo" na campanha eleitoral no próximo ano e enganar a população mais uma vez.

Jogos da Memória disse...

Parabéns Laura e Frederico, pois através de sua iniciativa histórica para a cidade, ação popular contra poder público, mobilizaram a comunidade, judiciário e finalmente hoje podemos aplaudir e dormir um pouco mais sossegados: A Pç que não é de cachorros mas foi de líderes ilustres como João pessoa e hj Flores da Cunha finalmente respira melhor. Seu pulso está voltando ao normal, temos a esperança que suas feições voltem a brilhar no sol dessa adorada linha!
Liane Chipollino Aseff