quarta-feira, 30 de novembro de 2011

E Rivera não vai se mobilizar?



Mesmo aos trancos e barrancos, negaças e embromações (e um rosário de mentiras) da administração Wainer, o processo de desocupação da linha de fronteira está em andamento, pelo lado brasileiro. É de se registrar que não há prazo algum para a prefeitura de Livramento restaurar a Praça dos Cachorros e muito menos o Parque Internacional, este ainda em estaca zero de solução.

Contudo, preocupa-nos é a morosidade do lado uruguaio. Representantes da nossa Comissão de Mobilização estiveram por duas ocasiões na Intendência de Rivera, em ambas as vezes foram recebidos pelos senhor Briz, uma espécie de relações públicas do Intendente Marne Osório (Partido Colorado).

Sempre ouve o compromisso – pelo menos verbal – de livrar a praça e a 33 Orientales da presença do comércio ambulante irregular. Mas até o presente momento os ambulantes continuam operando no mesmo local e de forma completamente ilegal. Nas audiências que tivemos na Intendência, nos foi mostrado o esboço de projeto arquitetônico a ser montado para os ambulantes. Como se vê, tudo isso permanence no papel e na retórica fácil das autoridades municipais uruguaias. De concreto, não temos absolutamente nada.

De outra parte, é necessário que haja uma mobilização mais efetiva e organizada por parte da comunidade riverense. Se nota, que o descaso, a morosidade e o discurso fácil são comuns nesta linha de fronteira, tanto em lado brasileiro, quanto em lado uruguaio. Até aí estamos empatados e solidários na irresponsabilidade do poder público local.

Entretanto, há uma distinção que é preciso registrar: enquanto em Livramento houve a mobilização por parte de um grupo de cidadãos, cidadãs, entidades sociais, promotoria pública e Poder Judiciário, em Rivera, nada disso foi logrado, ao contrário, há uma calmaria que parece imitar a lerdeza do poder público.    
    
É hora, pois, de a comunidade riverense reagir e começar a exigir providências da Intendência local. É preciso lançar um blog, a exemplo que fizemos aqui, divulgar reuniões, mostrar o descaso das autoridades, estampar fotografias que possam constranger os responsáveis, mobilizar o comércio formal no sentido de auxiliar na pressão contra os administradores municipais, chamar os estudantes, conclamar a imprensa e os parlamentares que representam Rivera no poder central de Montevideo.

Este blog, seus ativistas, e colaboradores estão prontos para se juntar solidariamente à luta da comunidade riverense.   

Juntos somos mais. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Cadê você, Laura?
Com todo respeito aos que se dizem trabalhadores informais, mas o passeio 33 Orientales ficou uma beleza sem aquele lixo que chamavam de bancas. Faria um belo conjunto com a praça Flores da Cunha, sem os nossos camelôs exploradores da boa-fé (?!?!?) municipal.
Pena que o lixaredo logo estará de volta, com o patrocínio da Intendência e do espertalhão eleitoral vainer.
No começo aquele ponto até poderá ter um certo ar de organização e de civilidade, mas depois de poucos meses o retrato será o mesmo do ano passado.
É uma pena..........

Anônimo disse...

Vc deu o maior pau na intendência de Rivera e a obra do lado uruguaio vai ficar pronta muito antes...Que tal postar uma atualizaçãozinha agora?