quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Entrevista do urbanista causa preocupação na comunidade santanense



Domingo passado, dia 13 de novembro, no jornal A Plateia, página 5, lemos uma matéria que trazia a palavra de um arquiteto urbanista da associação chamada Ateliê Um. O jornal não informa a que título aquele profissional está trabalhando na pré-restauração da Praça dos Cachorros. Não ficamos sabendo se o arquiteto foi contratado pela Prefeitura Municipal de Livramento, se ele será remunerado, quanto será a sua hipotética remuneração, se está responsável por montar um projeto e por quanto tempo se estenderá seu trabalho. Nada disso se sabe, porque não foi informado pelo jornal.

De qualquer forma, é espantoso o que diz o referido urbanista. Causou-nos grande apreensão as suas palavras, especialmente quando ele afirma que “a restauração deverá levar entre dois e três anos”.
    
É preocupante que uma praça de cerca de dois mil metros quadrados – que, convenhamos, é de reduzida dimensão - possa ficar até três anos sob obras de restauro. Significa afirmar que as obras irão progredir na desabalada velocidade de um palmo por mês.

Outra interrogação que nos deixa pálidos de espanto é a afirmação do senhor urbanista, segunda a qual “o trabalho será longo, de ampla pesquisa e deverá envolver parcelas de Arqueologia”. Ora, ninguém explica, o urbanista não detalhou, e o jornal não perguntou o que significa “envolver parcelas de Arqueologia”.

Será que o urbanista convidado (por quem?) suspeita que a Praça dos Cachorros está assentada sobre um sítio arqueológico de grande valor etnográfico e cultural?

Observem que aí está uma manifestação de grande irresponsabilidade social. O sujeito vai ao jornal, não diz quem o contratou (e o jornal não pergunta), faz afirmações levianas e ligeiras, sem qualquer lastro científico, espalha preocupação na comunidade e a Prefeitura não se preocupa em desmentir ou ratificar o que foi afirmado publicamente em um jornal de grande circulação local.

Com que legitimidade este urbanista faz aquelas afirmações públicas. Quem o autorizou a falar (e tomar decisões que envolvem recursos orçamentários do município) sobre o espaço público de Livramento?

Ou tudo não passa de mera opinião pessoal (e fantasias) de um indivíduo de abnegado espírito público que quer tão-somente ajudar a comunidade santanense de forma gratuita e desinteressada?
       

6 comentários:

Liane Souza disse...

Faltou mencionar que a mesma reportagem se refere aos tapumes abrigar obras de arte dos restauradores e da população. A que obras se refere? Serão grafites?
Como sempre falam muito e pouco ou nada fazem.

Prof. Luis disse...

Quero expressar meu contentamento pelas notícias da tão esperada reforma da praça. Deveria ter me expressado antes, mas, como dizem sempre é tempo da gente abraçar os amigos! Parabéns a todos os que se empenharam por tão nobre conquista!

Foi uma luta de muitos, alguns até de fora, como eu e amigos de SP, PR, SC e do Brasil todo, que fizemos votos no abaixo assinado...valeu!

Eu espero sinceramente que o tão malfadado politiqueiro do atraso vergonhoso não tente se promover com placa pública na praça, porque este tipo de pensamento é uma desgraça para o Rio Grande e o Brasil...se partisse dele a idéia de salvar a praça dos cachorros, até poderia se apoiar, mas não devemos permitir que use esta vitória como sua chave de progressão política na teta governamental... é hora de mostrar ao dito que ele não sabe e não manda na cidade...quem manda é o povo e quem sabe, faz acontecer! Ele tem é de obedecer, é funcionário pago pelos contribuintes *e põe bem pago nisso* para cuidar do que é de todos...e não cuidou, mostrou que não dá para se confiar. Agora que ele perdeu a parada, quer passar para o outro lado do muro...típica ação de quem não tem dignidade, mas não deixem barato isso não! É triste a gente dizer isso de uma pessoa que ganha para estudar a melhor forma de nos servir, e não estuda, ele quer ser servido! É de dar pena, porque não há outra expressão para tanta miséria cultural em um só ser. Porque ele não cria um projeto de um teatro, ou de um centro de vendas internacionais paraos camelôs?...ensinem a ele que se tentar promoção no que não fez, vai chover twitter e youtube direto...pro resto da vida dele! "Por favor, façam este homem se regenerar", antes que vire o novo palhaço nacional. Agora, a luta não terminou. O próximo passo é pedir transparência nas contas da reforma... Livramento precisa usar o nome que tem e se livrar dos maus agouros! Santa Ana do Livramento, livrai-nos do logro na praça dos cachorros!

Alfredo Rolim disse...

Isso é típico da fronteira do absurdo, pois temos um muro com metade da história da nossa fronteira contada (fundos da Santa Casa), talvez feitos pelos mesmos elementos vindos da mesma universidade. Temos também uma feira permanente de artesanato industrial no parque internacional, além de uma poluição visual de placas nas calçadas do centro (andradas e rivadávea), onde o pedestre é totalmente ignorado. Temos também um monumento na Praça General Osório "a iluminação do passeio das formigas" (transformador em frente a prefeitura), precisa mais?!

Anônimo disse...

Vejam a obra super faturada ,vai dar para encher o bolso!!!

Carlos Alberto Potoko disse...

Também li a matéria de A Plateia e fiquei preocupado. Temo que esteja faltando não só seriedade como comprometimento por parte das nossas autoridades.

Anônimo disse...

ao invés de ajudar só criticam...cadê a cidadania...cadê os voluntários agora que a praça está desocupada...jogar a responsa pra cima do poder público é fácil...ficar num computador digitando e expressando colocações muitas vezes sem fundamentos é muito mais fácil que arregaçar as mangas e fazer algo...não defendo o governo mas também não concordo com apenas palavras....