terça-feira, 22 de novembro de 2011

O silêncio sepulcral dos vereadores santanenses



Como todos sabem este blog é o porta-voz privilegiado, mas não exclusivo, de um movimento em favor da desocupação e restauração completa da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional, que há mais de trinta anos enfeiam e tornam caótica a situação na linha de fronteira.

Começamos a nossa mobilização em julho de 2010, durante este período obtivemos a adesão de cerca de oito mil pessoas, através de um abaixo-assinado,  entre santanenses, riverenses, e amigos de Livramento. A repercussão deste trabalho político (mas não partidário) foi longe, saíram matérias e reportagens em inúmeros órgãos da imprensa, no RS e no Uruguai.

Depois de 16 meses de ativismo aqui no blog, mas sobretudo em reuniões com entidades, associações de classe, debates abertos e em programas de rádio, e diálogo permanente com autoridades do Ministério Público, Poder Judiciário e mesmo com setores profissionais da Prefeitura Municipal de Livramento e de Rivera, podemos afirmar que convergimos com o conjunto da comunidade santanense e riverense. Fomos bem recebidos e acolhidos em todos esses âmbitos e instâncias de autoridade, entretanto, chama a atenção é o silêncio da Câmara Municipal de Vereadores de Livramento. Um silêncio de cemitério.

Nesta, que deveria ser a casa viva e ativa do povo santanense, tivemos apenas silêncio e nada mais. Salta aos olhos a omissão dos vereadores – de todos os partidos – quanto aos interesses legítimos da nossa comunidade, parece que não há o menor interesse para a solução definitiva de um problema de três décadas, bem como a destinação de um local de trabalho digno para os vendedores ambulantes de Livramento, vítimas que foram de antigas políticas macroeconômicas que desempregavam e excluiam os trabalhadores do mercado formal de trabalho.

Ano que vem temos eleições municipais, muitos destes vereadores irão se apresentar à comunidade como candidatos à reeleição, outros, se apresentarão como candidatos ao Executivo.

Por isso, prezado eleitor, prezada eleitora, muito cuidado nesta hora.

Observe a vida pregressa do seu futuro escolhido, tanto para a Câmara, quanto para a Prefeitura. Veja se ele ou ela tem tradição de participação política em fatos e eventos de importância para o nosso município.

Observe se ele ou ela foi omisso ou omissa nos grandes debates da cidade. Fique atento se o seu candidato não é um oportunista e espertalhão que na última hora quer passar ou representar aquilo que nunca foi como cidadão ou cidadã de Livramento.

Lembre-se: quem nunca foi cidadão ou cidadã, ou seja, quem nunca participou de lutas e mobilizações em favor de toda a comunidade, não pode merecer o seu voto e a sua confiança.

Pense nisto na hora de votar, ano que vem.    

Nenhum comentário: