domingo, 17 de outubro de 2010

A comunidade já está farta das enrolações da Prefeitura de Livramento



A imprensa apoia o nosso movimento, divulgando, informando e incentivando a população.

A população se manifesta através do abaixo-assinado, dos inúmeros comentários, da visita diária a este blog. Pautamos um problema que incomodava mas não era veiculado publicamente e discutidas as devidas soluções.

Hoje, a esculhambação e a feiúra da Praça dos Cachorros é assunto corrente nos lares, nos bares, restaurantes e conversas de vizinhos em Livramento e Rivera. E, claro, sempre sobram críticas para as autoridades, em especial, para o prefeito Wainer Machado.

As entidades santanenses - por unanimidade - são parceiras e nos impulsionam na conquista do nosso objetivo.

A Intendência de Rivera está desenvolvendo projeto para desocupação da linha de fronteira e a completa reurbanização do local.

Um inquérito já está instaurado.

O que está faltando, então?

Falta a Prefeitura de Livramento cumprir com a sua obrigação constitucional: administrar a cidade para toda a população, não atender somente os interesses de uma parcela da população, a rigor, menos de 200 pessoas.

Aliás, isso precisa ser explicado. Por que esse privilégio a menos de 200 pessoas, em detrimento dos 200 mil habitantes de Livramento e Rivera? Por quê isso?

Muito estranho! Muito estranho!


Já comentamos aqui no blog dias atrás, a Prefeitura alega que "não quer criar um problema social ao desalojar os camelôs". Daí a nossa pergunta: quem disse que há um "problema social" de fato? Aquele que insistir com esta tese, precisa provar através de evidências comprováveis e reconhecidas pela comunidade inteira. Por que a Prefeitura de Livramento não faz um levantamento com Assistentes Sociais para avaliar caso a caso o "problema social" dos ambulantes?

Não estamos propondo nada inédito, estapafúrdio ou dispendioso. As municipalidades que quiseram e que resolveram o problema dos camelôs em suas áreas públicas, todas elas tiveram que mapear e conhecer a situação pessoal de cada um deles. Todos sabemos que esse tema dos camelôs em Livramento é uma verdadeira caixa-preta. Correm muitas versões. Dizem muitas coisas, algumas verdadeiras, outras, falsas. Portanto, nada mais justo e pertinente que se conheça efetivamente a real situação socioeconômica desta gente.

O resultado desta pesquisa, depois de realizada, claro, será uma ferramenta utilíssima e imprescindível para a construção de um futuro camelódromo em Livramento. Nenhum empresário privado irá investir num camelódromo - como o de Porto Alegre, por exemplo - se não tiver conhecimento da realidade e da capacidade de faturamento de cada "empreendedor" que irá ocupar os seus espaços comerciais.

Neste sentido, urge um levantamento socioeconômico completo de cada um dos vendedores ambulantes irregulares que ocupam de forma invasiva a Praça dos Cachorros e o Parque Internacional. Se a Prefeitura não tem profissionais de Assistência Social para levar a efeito essa tarefa, que faça convênio com alguma Universidade pública, a custo praticamente insignificante, que terá em poucas semanas um trabalho de grande valia para a solução definitiva de um problema que a todos incomoda e constrange.

Como se pode ver, há sim soluções ao alcance do administrador público ciente das suas responsabilidades e com vontade de resolvê-las. Não é possível continuar empurrando o problema com a barriga e inventar mentiras retóricas para enganar a comunidade santanense.

A nossa comunidade já está farta de mentiras e enrolações. Chega! Basta!

7 comentários:

Anônimo disse...

Sra.Laura, gostaria de saber porque o jornaleco dos turquinhos não publica estas denuncias feitas pelo movimento?? será que eles tem a cola presa com a grana que eles levam da prefeitura todo ano? tenho certeza que o correio do pampa cobraria a metade para publiar editais..

Laura Bonani Cunha disse...

Prezado Anônimo,

Você tem que perguntar isso ao tal "turquinho" que vc. refere. Eu não conheço ninguém com essa característica. Lamento.

Saudações!

Laura

Anônimo disse...

Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém! Mas a prefeitura poderia começar a se mexer, DE VERDADE, fazendo o levantamento dos camelôs, identificando quem é quem naquele cipoal, cadastrando quem realmente é camelô (e não meros laranjas), tudo isso em conjunto, ou em paralelo, com a intendência de Rivera.
A falta de sincronismo de ações entre os dois países é um dos porincipais motivos para que não saia nada do lugar. A prefeitura e a intendência - assim como os órgãos fisclizadores do BR e do UR têm que analisar, planejar e executar ações conjuntas, senão nada vai adiante.
O pior é que tem muita gente torcendo para que a coisa continue como está; tem inimigo infiltrado nas trincheiras. Até que fica cobrando ações apressadas da prefeitura acaba colaborando, ainda que involuntariamente - vá lá - para que nada seja feito para melhorar o aspecto daquela zona de guerra em qe se transformou a Praça Gen. Flores da Cunha.
Vamos fazer as coisas com critério e justiça, mas SEM DELONGAS NEM DEMAGOGIA INÚTEIS.

Anônimo disse...

acho engraçado anonimo de 18/10/10 09:37 vc pede cautela!, quando uma empresa comete algum ilicito, vem a receita federal, a receita estadual, lacram o local, metem multa e tudo mais e vc fica pedindo calma!, acho que vc deve ser um deles!, é como disse o pessoal do movimento, será que vão esperar que os camelos mudem para outro lugar para ai sim cumprir a lei? , ou seja a lei que é para os camelos é uma, a lei das pessoas comuns ou seja todos nos, já conhecemos é outra!, piada esse pais mesmo.. o negócio é sonegar, roubar, pagar propina ai a coisa funciona.

Anônimo disse...

hehehe, amanha vai ter limpeza,conforme o jornal a plateia de hoje, é obvio que amanha vai estar tudo limpinho, sem bebidas falsas, sem midias gravadas, sem mercadoria do paraguai, sem armas, sem produtos com procedencia duvidosa, sem tenis, ai termina a fiscalização e no outro dia tudo volta ao normal, definitivamente ta provado que as leis so funcionam pra alguns, então o que fazem os promotores, juizes, fiscais, etc..??? acho melhor que eles nem existam e a coisa fique sem lei, assim vai imperar a lei do mais forte e do mais fraco.

Alvarez disse...

As nossas grandes fortunas, grandes comerciantes e fazendeiros da terrinha, em ksua maioria, se fizeram com o contrabando, com a sonegação fiscal, alguns até com o roubo e tráfico de drogas e armas. O que salva Livramento é uma parte da população que trabalha, até com baixos salários, mas dão sustentação aos exploradores. Aí colocamos a maioria dos nossos comerciantes, postos de gasolina, hotelaria... Olha só o salário que pagam, por isso muita gente está indo embora. A defeza as vezes é comprar produtos "piratiados" nos camelôs... Falar em sonegar, roubar, pagar propina? Atinge quase toda a nossa sociedade e as suas forças vivas santanense...

Anônimo disse...

O problema de algumas cabeças de Livramento é confundir as coisas e nivelar por baixo. Não usem etnias para justificar alguma coisa, seus intolerantes, pois isso só faz uma cortina de fumaça. Parabéns a posição da Laura, que não assina embaixo desse discurso rasteiro. Falta educação.