terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Carta Aberta ao novo prefeito de Livramento




Carta Aberta ao Novo Prefeito de Livramento, Glauber Lima

Senhor Prefeito,

A comunidade santanense espera por uma administração democrática e participativa, capaz de resgatar as muitas dívidas que o setor público local tem com a população rural e urbana do município.

Uma dessas dívidas se refere à restauração da - carinhosamente chamada - Praça dos Cachorros, bem como do Parque Internacional, que separa as geografias do Brasil e do Uruguai, mas não consegue separar a fraternidade e a amizade entre nossos países.

Nos dirigimos a esta novíssima administração municipal legitimados por um movimento comunitário que atuou e atua de forma inominada e apartidária, mas com um forte vetor político, única fórmula de mobilizar e lutar orientado pela cidadania e por suas aspirações mais autênticas. Estamos respaldados por milhares de assinaturas de apoiadores e simpatizantes da causa, assim como por uma ferramenta digital de divulgação política e debate social, que é o blog Santana do Livramento (www.santana-do-livramento.blogspot.com.br).

Na administração anterior a sua, quisemos - de forma coletiva e organizada - auxiliar o Poder Executivo municipal para que fizesse cessar a ilegalidade da ocupação dos espaços públicos e promovesse ações de resgate destes locais à cidadania, aos turistas visitantes, e sobretudo à memória de todos nós. Não fomos compreendidos pelo prefeito que ora sai. Ao contrário, fomos objeto de críticas injustas, desconsideração e desrespeito à lei e às comunidades de Livramento e Rivera.

Nossa ação pública não se resumiu a Santana do Livramento, procuramos e fomos ouvidos pelo poder público municipal da vizinha Rivera. Apesar da morosidade e a opção por um modelo de realocação dos ambulantes que está longe do ideal, a intendência de Rivera conseguiu impor o interesse público em detrimento do interesse particular e de grupos.

Em Livramento nada disso aconteceu, mesmo depois de obtermos a desocupação da praça mediante ação judicial, em novembro de 2011 (foto acima). Os ambulantes continuam ocupando a via pública, em flagrante desobediência legal às normas de segurança, ao Código Municipal de Posturas, ao Plano Diretor da cidade, e sobretudo às leis que ordenam a linha de fronteira internacional.

Hoje, a situação da Praça dos Cachorros e seu entorno é de completa aberração legal, em todos os sentidos, constituindo uma vergonha para a comunidade santanense face ao descaso dos nossos administradores públicos e autoridades locais.

Fica, pois, Sr. Prefeito Glauber Lima o nosso apelo para que as responsabilidades cívicas que ora lhe recaem não falhem no que diz respeito à Praça dos Cachorros, do Parque Internacional e da situação urbanística como um todo de nossa cidade. Estamos ao seu lado para dialogar e buscar soluções que atendam a legalidade dos feitos, a dignidade dos ambulantes, o espaço público resgatado de forma a cumprir as funções sociais de livre convivência, estreitamento das fraternidades e local privilegiado de encontro existencial e político da cidadania local e visitante.

Tenha boa estrela nas novas responsabilidades públicas.

Santana do Livramento, 1o de janeiro de 2013


Movimento pela Restauração da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional


Fotografia de Daniel Badra

Um comentário:

IVANCEZAR disse...

Em Santa Maria o Prefeito Cezar Schirmer (reeleito) teve como marca registrada de seu primeiro mandato a limpeza da Avenida Rio Branco. Todos os camelôs foram retirados e foi construído um shopping popular. Neste fim de ano foi possível ver a população inteira curtindo espaços públicos revitalizados - iluminação impecável - MUITO LINDO - é uma lástima que Livramento não tenha seguido esse caminho . Há algumas semanas cheguei a sugerir no FACEBOOK que o município postulasse com a UNIÃO a cedência da antiga sede da Vara do Trabalho e construisse ali um shopping popular, inclusive com um segundo andar AVANÇADO SOBRE O VÃO DA RUA RIVADÁVIA CORREA, a exemplo da ponte do hotel Casino de Rivera, alargando-se a calçada em toda a quadra a exemplo do calçadão da Andradas . Ficaria muito bonito ... e gastaria menos do que desapropriar imóvel como se comenta ... fica a ideia .....