quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Repressão ao crime vai apertar especialmente nas áreas de fronteira


Os acontecimentos recentes no Rio de Janeiro indicam que os ventos estão mudando na política federal de combate ao narcotráfico, entrada ilegal de armas e munições, contrabando, descaminho e demais ilicitudes que transitam pelas fronteiras brasileiras e acabam alimentando a criminalidade organizada dos grandes centros metropolitanos do País.

De agora em diante, a repressão à criminalidade será mais vigorosa, intensa e inteligente em dois pontos estratégicos:

1) Na ponta final, onde o varejo da droga necessita de segurança pessoal com armamento pesado para lograr êxito no comércio ilegal de drogas ilícitas;

2) Na ponta inicial, na entrada do território nacional, nas linhas de fronteiras, por onde adentram drogas, armas pesadas, e munições variadas, junto com os crimes conexos de múltiplas mercadorias, pirataria, falsificação e maquiagem de produtos, agroquímicos proibidos, falsificação de bebidas, reingresso de cigarros, sementes transgênicas, etc.

Sendo assim, o pequeno comércio (ilegal) da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional poderá sofrer sério abalo em suas atividades. Quando a repressão aos crimes de fronteira se debruçar sobre as redes organizadas que alimentam o varejo de drogas e o comércio de armas pesadas, conforme informaram os jornais nesta última semana (ver acima), certamente vai sobrar para o microcomércio que não tem como provar a origem de suas mercadorias.

Como diz a sabedoria popular: Quem pode o mais, também pode o menos!

Um comentário:

Anônimo disse...

É tudo jogo de cena, ilusionismo, prá inglês da FIFA e do COI pensar que o Brasil controla alguma coisa contra o crime e prá não espantar turistas.
Aqui em Livramento, as quadrilhas de contrabando de bebidas, de dvd e cd, de perfumes e de azbox continuam passando toneladas de bagulhos pro Brasil e nenhuma polícia, exatoria ou receita federal pegam nada, a não ser quando algum vizinho indignado denuncia algum carregamento.
Imagina como é o contrabando nas fronteiras com Paraguai e Bolívia!
Me engana que eu gosto.......