segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A notícia é ótima, se fosse verdadeira


Conforme o ClicRBS Livramento, edição desta segunda-feira, a prefeitura já tem um projeto, um local e recursos, pois promete entregar um camelódromo para Livramento até fevereiro de 2011.

"Após diversos apelos da população santanense para a liberação da Praça Flores da Cunha – a Praça dos Cachorros – e a retirada dos camelôs do local, a Secretaria de Desenvolvimento de Santana do Livramento informa que um novo local para os vendedores ambulantes deve ficar pronto em fevereiro de 2011.


Boa parte dos vendedores que trabalham na praça apoia o projeto e está colaborando com a mudança. Dos 80 camelôs, mais de 50 ambulantes já estão em situação regularizada e prontos para migrar para o novo local. Até o final do ano devem ser definido o local e a construção no novo camelódromo.


O secretário Sérgio Aragon, em entrevista ao jornal local, afirma que a idéia é entregar a praça e o Parque Internacional limpos à comunidade, e um moderno camelódromo para abrigar os camelôs em 2011.


Às vésperas das festas, 2011 já promete grandes mudanças na cidade." - informa o Clic Livramento.

_____________________


A notícia é ótima, se fosse verdadeira.

Para tanto, seria necessário que tivéssemos respostas para as seguintes questões elementares:


1) Local do camelódromo. Porque o secretário Aragon não informa o básico, o local do camelódromo?


2) Com que recursos o camelódromo será construído? Com recursos orçamentários da prefeitura? Com recursos mistos? Com recursos do Focem? Com que recursos afinal será construída essa obra, que não é pequena, nem simples?

3) Foi feito orçamento da obra? Qual o custo da mesma? Há projeto para a restauração da Praça dos Cachorros e o Parque Internacional?

4) Onde está o projeto de lei para a construção do camelódromo? O projeto arquitetônico acompanha o projeto de lei? Os mesmos já foram encaminhados à Câmara de Vereadores? E os projetos de restauração das Praças?

5) O projeto prevê qual a forma de gestão do camelódromo? Será na modalidade PPP? Há contrato? Há pré-contrato? Com quem? Como e quando aconteceram as negociações do suposto contrato? Por que não houve publicidade/visibilidade destas negociações? Que obrigações restaram ao município? Que vantagens o município tem com esse possível contrato? Que obrigações competem aos que irão explorar o camelódromo? Quais as vantagens dos que irão explorar o negócio do camelódromo?


As questões que listamos, como dissemos, são elementares. A manifestação do secretário Aragon é pura conversa fiada. Repetimos: conversa fiada. Não há a menor consistência no que ele diz. Suas mãos estão vazias de projetos e recursos. Como acreditar num vendedor de ilusões? 

Por outro lado, estamos admirados é que a imprensa - local e regional - não tenha tido a menor curiosidade para fazer as interrogações que estamos fazendo. Convenhamos, as perguntas acima gritam por respostas.

Até os postes da Praça dos Cachorros querem saber as respostas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pois é né! Essa declaração da prefeitura é tão valida quanto a declaração do mesmo Sérgio Aragon dizendo que as lombadas eletrônicas estariam prontas em Maio de 2010!

Hoje elas estão lá! só não funcionam ainda!

Anônimo disse...

A resposta vem do volume abdominal do Papai Noel: ESTÃO ROLANDO O PROBLEMA COM A BARRIGA!!!!!

Guima disse...

O texto da Plateia de ontem é uma vergonha. Não se entende nada. Parece que é pra confundir mesmo a gente.

rosa da silveira borges disse...

sera que a praça restaurada tera policiamento ?ou sera +um ponto de prostituiçao ou quem sabe + uma cracolandia?nao creio seja o povo a querer a retirada dos camelos,que afinal so estao ganhando o pao.