sábado, 27 de agosto de 2011

Em 40 dias, praça limpa



Por  ordem judicial o prefeito se viu obrigado a determinar a desocupação da Praça Flores da Cunha e seu entorno, além da recuperação e revitalização da Praça.
Conforme o Decreto municipal nº 5.797 de 24 de agosto de 2011, no prazo de 40 dias teremos a praça à disposição da população de santanenses, riverenses, amigos e  turistas.
O Ministério Público Estadual ingressou com a ação civil em desfavor do Município de Livramento e de seu gestor após a denúncia formalizada pelo nosso movimento. Lamentamos que nosso êxito aconteça por uma determinação judicial e não pelo reconhecimento por parte do executivo, de que as praças são públicas e portanto devem estar à disposição dos cidadãos, para nela transitarem livremente. Esta é uma resposta da justiça para os camelôs que diziam: “quero ver quem me tira daqui” e para o prefeito que sempre prometeu aos camelôs que de lá não sairiam.
Entretanto, a pergunta que não quer calar é, onde os camelôs cadastrados serão acomodados até que a prefeitura construa um local digno para os vendedores ambulantes trabalharem? Quando será construído o camelódromo? Ou passarão mais 30 anos à deriva?
E a Intendência de Rivera quando iniciará a prometida obra “Del Passeo 33 Orientales” ?  Isto é, o outro lado da Praça, no lado uruguaio? O projeto está pronto. O que falta então? 

8 comentários:

IVANCEZAR disse...

Tendo me criado em Rivera e Livramento, busco sempre estar a par de tudo o que acontece nessa adorável fronteira. Como já escrevi em outros espaços, penso que Livramento e Rivera vivem um momento ímpar, de crescimento e redenção econômica. Tem que aproveitar essa fase para alavancar o desenvolvimento. Santa Maria mudou o centro depois de retirar os camelôs, devolvendo à comunidade um espaço público que era um símbolo da cidade. O mesmo deve ocorrer aí e os dois governos, tanto de Rivera quanto de Livramento tem que entender que o TURISMO é uma atividade capaz de mudar a economia. Por certo TODOS saem ganhando com a devolução dos espaços públicos e penso que até os camelôs podem ganhar ... basta boa vontade de todas as partes !

A.Boazan (Guigo) disse...

Parabéns !!!! Mas não lamente que tenha conseguido o exito somente pela força do judiciario, pessoas do naipe de nosso prefeito e legislativo, só agem assim, com a "arma na cabeça". Que sirva de ex. para esse povo, as coisas que são nosso direito devem ser cobradas, EXIGIDAS !

A.Boazan (Guigo) disse...

Parabéns !!!! Mas não lamente que tenha conseguido o exito somente pela força do judiciario, pessoas do naipe de nosso prefeito e legislativo, só agem assim, com a "arma na cabeça". Que sirva de ex. para esse povo, as coisas que são nosso direito devem ser cobradas, EXIGIDAS !

Adrian Leal Ribeiro disse...

Lamentável o descaso e abandono das áreas públicas, as quais deveriam ser motivo de orgulho da cidade. Fui embora a uns anos e pretendo nunca mais voltar. Abraços e sorte aos que ficam.

Adrian Leal Ribeiro disse...

Lamentável mesmo o descaso com os espaços públicos, que deveriam ser fonte de orgulho e cartão de visitas das duas cidades. Sou Riverense de nascimento e santanense de coração, me envergonha saber que gente de fora comenta sobre a "anarquia" que é o centro da cidade. Fui embora já faz alguns anos e espero um dia retornar a passeio e ver um novo semblante. Um forte abraço e meus sinceros anseios de que tudo se resolva.

Anônimo disse...

Temo de que se o lado uruguaio não for saneado, poderá contaminar tudo de novo. Quase impossível sanear sem uma ação conjunta....

Laura disse...

Anônimo,
Não podemos esperar mais.
Rivera alegava estar esperando por Livramento. Nos encontros que tivemos com o Secretário General Abilio Briz, ele salientava a necessidade da ação em conjunto. Penso que alguém tem que começar, e logo.

Juli disse...

Só DUVIDO que o candidato do partido do prefeito não utilize esta "conquista" como obra do prefeito, e queira se eleger as custas dissO!