sexta-feira, 6 de maio de 2011

A importante participação da comunidade uruguaia no movimento



Agora que o nosso movimento se aproxima do êxito final, é importante fazer um balanço acerca dos que participaram, ajudaram, divulgaram e se engajaram vivamente na luta pela reconquista da dignidade dos nossos espaços públicos na linha da fronteira.  
Chama a atenção a expressiva participação da comunidade riverense. Os registros eletrônicos que identificam o IP dos computadores e seus locais de origem apontam que metade dos que assistiram o nosso vídeo-denúncia “Vergonha da Fronteira” é formado por usuários e internautas uruguaios. A mesma participação – cerca de 50% - aconteceu no apoio ao abaixo-assinado, seja eletrônico, seja a versão tradicional em folha de papel.
Isso demonstra o quanto os uruguaios também estão insatisfeitos com o descaso do poder público relativamente à ocupação irregular das praças e dos locais de convivência e recreação. Assim, pode-se afirmar que a indignação da comunidade acontece na razão direta da irresponsabilidade da municipalidade. O fenômeno não é exclusivo de Rivera. Livramento, igualmente, repudia com a mesma indignação a falta de iniciativa e o descumprimento legal por parte das autoridades com responsabilidade na linha de fronteira. Incluímos aí, nesta espécie de clube dos acomodados, os Executivos municipais, tanto de Rivera, quanto de Livramento, a Receita Federal, a Aduana uruguaia, a Câmara de Vereadores, o Corpo de Bombeiros, os militares da Comissão de Limites, a concessionária pública de energia AES Sul, e inúmeras lideranças políticas que buscam em Livramento votos nos períodos eleitorais, mas que lavam as mãos para os problemas concretos da nossa comunidade.
O nosso movimento – que reúne meio a meio, brasileiros e uruguaios – está dando vivas lições de civismo e participação cidadã. Só as aprendem quem tem olhos para ver, ouvidos para ouvir e consciência política para refletir.     

Um comentário:

Rivaldo R.Ribeiro disse...

Socorro! Precisamos de seguidores para tambem salvar nossa praça.

Parabens pela luta de vocês.

Mais uma vez o sul nos mostra a sua civilidade e união.

Vejam o post de 02/08/2011- ou em PUBLICAÇÕES- Jardim Novo.