segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Santanenses ilustres se encolheram



O santanense Paixão Flores foi convidado pelo nosso Movimento a dar um depoimento sobre a necessidade de limpeza e restauração da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional. Esperamos várias semanas, mas o protótipo de gaúcho falhou conosco. Pode ser que não ache importante recuperar o espaço público para a cidadania santanense e riverense.

Já se vê que prefere participar de campanhas publicitárias pagas regiamente pelas empresas de telefonia, como a Claro Digital. Por óbvio, conosco não seria remunerado, tratava-se de uma participação cidadão, em favor de sua cidade natal que se desfigura pelo descaso de sucessivas administrações municipais que ficaram alheias à comunidade.

Outro santanense conhecido, e que foi convidado a manifestar a sua posição sobre a Praça dos Cachorros, foi o jornalista Juremir Machado da Silva. Estamos até hoje esperando as suas palavras, algumas linhas, acerca da restauração da linha de fronteira.

A omissão, a renúncia à participação cidadã, a pusilanimidade política são falhas lamentáveis em qualquer pessoa, especialmente se esta for um indivíduo esclarecido, um ilustrado, que teve chance na vida, mas que por algum motivo interno resolve negar a sua contribuição social.

Aliás, os governantes mal-intencionados e negligentes exatamente se desobrigam de suas responsabilidades quando se deparam com cidadãos omissos e encolhidos na sua própria mesquinhez individual e pequeno-burguesa. O encolhimento de muitos é um estímulo aos administradores públicos descumpridores de seus deveres.      

Muitos outros santanenses ilustres foram convidados a participar, não vamos citar mais nomes. Mas, por algum motivo, muito forte ou muito trivial, resolveram renunciar à sua cidadania santanense.

Talvez, no seu gritante silêncio, reconheçam de fato que não a merecem.